domingo, 22 de maio de 2011

O que é vegetarianismo?

O vegetarianismo é uma prática alimentar em que a pessoa não come nenhum tipo de carne e seus subprodutos. Existem diferentes tipos de vegetarianismo, porém há um consenso em relação a não inclusão de alimentos que impliquem no sacrifício de animais. Apesar do nome, o vegetariano não consome apenas vegetais, a dieta inclui cereais, leguminosas, tubérculos, frutas, dependendo do tipo de vegetarianismo, pode consumir ovos ou leite.
As pessoas podem se tornar vegetarianas por vários motivos, alguns por que se preocupam com a saúde e querem adotar um estilo de vida mais saudável, outros por acreditar que a agricultura animal prejudica o meio ambiente, e outros que não consomem carne por questões morais ou religiosas, como na religião budista ou por preocupação com o sofrimento dos animais.

Tipos de vegetarianismo
Ovo-lacto-vegetariano: não comem nenhum tipo de carne, mas incluem em sua dieta ovos, leites e seus derivados (queijos, iogurte e outros), o que diminui o risco de deficiência de proteínas. É nesta categoria que está a maior parte dos vegetarianos.


Lacto-vegetariano: não consomem nenhum tipo de carne, mas incluem leite e seus derivados.
Ovo-vegetariano: não consomem carne, mas incluem em sua dieta os ovos.
Vegano: é o tipo mais radical, pois não só carnes, ovos, leites e seus derivados são proibidos, mas qualquer produto em que o animal seja sacrificado. Então os veganos evitam a utilização de couro, lã, seda, assim como produtos testados em animais. O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar.

Crudivorismo: o indivíduo não consome nada obtido de animais, é um vegetariano estrito que utiliza alimentos crus ou aquecidos até 42°C. Eles acreditam que quando o alimento é cozido, ele perde muitos nutrientes. É comum nesta dieta a utilização de alimentos em processo de germinação, como grãos, cereais integrais, leguminosas, oleiganosas, além de vegetais, frutos secos e algas, ricos em enzimas e todos os nutrientes que são necessários para o nosso organismo.
Frugivorismo: esta dieta permite apenas o consumo de frutas e frutos. A alimentação pode ser complementada com nozes, avelãs, amêndoas, azeitonas, alguns legumes e cereais.
Semivegetarianos: indivíduos que ocasionalmente ou infrequentemente comem carne. Por exemplo: pescovegetarianos são aqueles que incluem peixes e polovegetarianos são aqueles que incluem aves em suas dietas.
Benefícios e doenças prevenidas com uma dieta vegetariana
As dietas vegetarianas bem planejadas podem ser a melhor forma de suprir as exigências de um corpo saudável e é indicada para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, seja na infância, adolescência, amamentação ou fase adulta. Essa dieta é rica em carboidratos, fibras, antioxidantes (como vitamina E, C e betacaroteno, além do consumo de ácidos graxos saturados serem bem reduzido.
Os vegetarianos possuem um IMC (Índice de massa corpórea) menor que das pessoas que comem carne, pois comem menos proteínas, gordura e ingestão de gordura animal, há um maior consumo de fibras, encontradas em verduras, frutas, legumes e cereais. Além disso, uma refeição rica em fibras demora mais tempo para ser digerida e possui um volume maior que uma refeição com poucas fibras, sendo menos calóricas e aumentando a sensação de saciedade. Contribuindo, assim, com a prevenção e combate da obesidade.
As fibras também são essenciais para a diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, ao atuar reduzindo a absorção do colesterol, e também reduzindo o aumento de glicose no sangue após refeições retardando o esvaziamento gástrico e a absorção intestinal de glicose, ajudando no controle da glicemia e insulina em pessoas com diabetes. E também ajuda no trânsito intestinal.
Um maior consumo de carboidratos também é benéfico, já que são as maiores fontes de glicose no metabolismo. A hipoglicemia é a baixa ingestão de carboidratos, que é compensada pela degradação de proteínas (gliconeogênese a partir de um aminoácido). Então os carboidratos são usados para poupar as proteínas.
As presenças de antioxidantes em frutas, cereais e vegetais ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células, e o estresse oxidativo. Estes podem atuar modificando respostas imunes, ciclo celular, e os antioxidantes entram em ação evitando danos ao organismo. Dessa forma, os antioxidantes previnem doenças como o câncer. 


Bibliografia
SHILS, MAURICE E; OLSON, JAMES A; SHIKE, MOSHE; ROSS, A. CATHARINE. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9 ed. Volume 2.

Postado por Beatriz Freitas C. G. Monteiro.




Um comentário: